Escolha uma Página

Sobre

Como tudo surgiu

Origem

O FECICO, Festival de Cinema de Colombo, tem o objetivo de educar e encantar o público com o melhor do cinema independente, tornando-se o primeiro evento do gênero na cidade de Colombo por meio de uma jornada cinematográfica única.

Durante oito dias, o público terá acesso gratuito a uma seleção de 40 filmes, incluindo longas e curtas-metragens. Além das exibições, o festival oferecerá seis atividades paralelas, como oficinas e palestras, para promover discussões e reflexões sobre o universo do cinema independente.

Não apenas uma celebração do cinema, o FECICO também visa impulsionar a formação de novos talentos e públicos, envolvendo toda a comunidade local. Com diversas categorias competitivas e uma programação diversificada que abrange além do cinema, incluindo música e artes visuais, e uma curadoria diversa que inclui pessoas negras e LGBTQIA+, o FECICO promete ser uma experiência enriquecedora para todos os apaixonados pela sétima arte.

Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto celebramos a diversidade e a criatividade na tela grande!

Curadores

Ayala Prazeres

Ayala Prazeres

Ayala Prazeres, artista visual e curadora, explora imagens na cenografia e no figurino, com foco em perspectivas contra-coloniais na América Latina. Sua pesquisa se baseia na imaginação política para compreender as relações de subalternidade impostas pela colonialidade, evidenciando sua formação em Artes Visuais pela UFPR. Com experiência nacional e internacional, atuou como crítica de arte na Bienal Internacional de Curitiba e em diversas instituições ao longo de sua carreira.

Noah Mancini

Noah Mancini

Noah Mancini é Bacharel Interdisciplinar em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MBA em Comunicação e Marketing pela Descomplica e Mestrando em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Bolsista Fundação Araucária). É critico colunista no Diário de Curitiba, no site Pocilga e na Revista Casa D’Itália. Desenvolve seus trabalhos entre texto, corpo e imagem.

Iury Peres

Iury Peres

Mestrando em Cinema e Artes do Vídeo na UNESPAR, bacharel em Cinema e Audiovisual pela mesma instituição. Membro do coletivo Coco Filmes desde 2018, equipe do festival Metrô Universitário desde 2020 e do projeto Singre desde 2022. Curador do 6º Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro (2022) e do Cineclube São Bernardo (2024-). Realizador do curta-metragem “Tudo Que o Céu Permite” (2021) e correalizador dos curtas “Na Impermanência dos Equinócios” e “styrofoam01.cos” (2019). Pesquisador da imagem.

João Miguel Santana

João Miguel Santana

João Miguel (1992) nasceu em Cornélio Procópio/PR e, com três anos, sua família mudou-se para Colombo/PR. Formado em Cinema e Vídeo pela FAP/UNESPAR e Design de Interiores pelo Senac Paraná, atualmente mora em Curitiba e é Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pelo PPG-CINEAV – UNESPAR na linha de pesquisa em Processos Criativos. Trabalha com diversas linguagens artísticas, como vídeo, fotografia, pintura e colagem e seus temas centrais de pesquisa são sexualidade, corpo e mídia. Representado por Alhures Galeria desde 2022.

Patrícia Evangelista

Patrícia Evangelista

Patrícia Evangelista (1993) é Bacharela em Cinema e Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná e atua há mais de 10 anos como Roteirista, Diretora e Produtora em filmes de curta-metragens, longas-metragens e webséries de ficção. É fundadora da Evangelista Filmes, empresa que produz filmes com mensagens transformadoras. Já teve filmes selecionados e premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais. Suas produções de maior destaque são os curtas-metragens Fala Comigo, Palavra de Esperança e a websérie O Som da Sua Voz. Atualmente mora em Colombo, PR.

Bella Souza

Bella Souza

Bella Souza é Produtora e Ativista Cultural há 15 anos. É idealizadora e gestora da Candaces Produção Cultural. Foi Diretora de Produção do longa documental “Upa, neguinho!” e do Núcleo de Roteiro “Infantes Falantes” (FSA). Foi Roteirista Executiva da sala de roteiro “Aquilomba”. Já participou da produção de curtas e longas metragens, videoclipes e peças teatrais, em funções como Produtora Executiva, Diretora de Produção ou Assistente de Produção. Em 2023 foi Júri – AVEC na 12° edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e no mesmo ano foi júri do Laboratório Griot. No ano anterior foi júri do pitching MetrôLab 2022.

 

Realização

 

Produção

Quem torna isso possível

Parceiros